WinArrac (v4.00)
Formulação de regimes alimentares
Este programa permite a formulação de regimes alimentares, Arraçoamentos, para diferentes espécies pecuárias e em diversas funções zootécnicas. Destina-se principalmente a produtores pecuários de média e grande dimensão.

Devido à flexibilidade da gestão de ficheiros, pode ser utilizado para uma larga gama de tipos de efectivo: Bovinos Leite e Carne, Ovinos, Caprinos e mesmo Suínos.

É também um auxiliar precioso para técnicos de Nutrição Animal, nomeadamente para a prestação de serviços.

O programa é multi-empresa, o que permite individualizar a composição dos alimentos e dos arraçoamentos efectuados.

Os dados de base para o cálculo de arraçoamentos são as necessidades alimentares do tipo de efectivo considerado e os alimentos disponíveis. O programa possui já carregados em ficheiro quase todos os alimentos disponíveis. Porém toda esta informação pode ser alterada / eliminada / adaptada pelo utilizador.

Pode ser usado qualquer sistema de unidades. O WinArrac disponibiliza um auxiliar para cálculo das necessidades, tendo como base igualmente o sistema francês. Através de uma rotina de programação linear é obtido um regime alimentar optimizado em termos económicos.

Este programa permite a formulação de regimes alimentares, Arraçoamentos, para diferentes espécies pecuárias e em diversas funções zootécnicas.

Destina-se principalmente a produtores pecuários de média e grande dimensão. Devido à flexibilidade da gestão dos ficheiros, pode ser utilizado para uma larga gama de tipos de efetivo Bovinos Carne e Leite, Ovinos, Caprinos, Equinos, e mesmo Suínos.

É também um auxiliar precioso para técnicos de Nutrição Animal, nomeadamente para a prestação de serviços. O programa é multiempresa, o que permite individualizar a composição dos alimentos disponíveis.

A gestão de ficheiros é totalmente flexível, sendo exclusivamente dependente do utilizador toda a introdução de dados. Porém, o programa possui já carregado em ficheiro quase todos os alimentos. Toda esta informação pode ser igualmente alterada / eliminada / adaptada pelo utilizador.

Pode ser utilizado qualquer sistema de unidades. O programa disponibiliza um auxiliar para cálculo das necessidades, tendo como base, o sistema francês.

Através de uma rotina de programação linear é obtido um regime alimentar otimizado em termos económicos. O programa utiliza duas moedas.

O programa efetua ainda uma análise de sensibilidade ao regime alimentar obtido indicando, para os alimentos recusados, os preços a partir dos quais passariam a ser considerados, com as respetivas quantidades de inclusão.

Para os criadores com sistema UNIFEED, o programa emite uma listagem especial do regime otimizado, onde são indicadas as quantidades correspondentes de cada alimento para determinada capacidade de distribuição.




  • Tabela de Nutrientes: Esta tabela pode atingir o máximo de 999 categorias, e cada registo contém o código, a descrição e a unidade em que é expresso.

    Existem vários sistemas para expressar o valor alimentar. O WinArrac tem já criados por defeito, os nutrientes utilizados com o actual Sistema Francês na formulação de regimes para ruminantes (que é o mais adoptado pelos técnicos ligados ao sector), que utiliza a energia em UFL e UFV, a proteína em PDIN e PDIE, o Cálcio e o Fósforo. A capacidade de ingestão máxima de alimentos está expressa em Kg de Matéria Seca.

    Caso o utilizador adopte outro sistema de unidades (o Americano, por exemplo), ou se desejar criar outros nutrientes, ainda dispõe de 992 registos livres.


  • Tabela de Alimentos: Esta tabela pode atingir o máximo de 9999 registos e cada um deles contém o código, a descrição, a unidade, o tipo, o preço nas duas moedas, as observações, e o teor nos vários nutrientes (em unidade de nutriente por unidade de alimento).

    Em termos de "tipo", um alimento pode ser incluído num dos seguintes grupos:

    • Verdes;

    • Silagens;

    • Fenos;

    • Palhas;

    • Raízes/Tubérculos;

    • Concentrados; e

    • Outros.

    A divisão dos alimentos nestes grupos facilita a sua pesquisa na tabela bem como potencializa o desempenho do utilizador na tarefa de gestão de Regimes Alimentares.

    O campo para "Observações" pode ser utilizado para Caracterizar objectivamente o alimento indicando-se, por exemplo, a composição botânica, o momento da colheita (fase de desenvolvimento), as condições, etc.

    O WinArrac possui já carregados em ficheiro quase todos os alimentos. Toda esta informação pode ser alterada pelo utilizador. Aliás, há toda a conveniência em trabalhar com preços atualizados, para que assim os cálculos tenha aderência máxima à realidade.

    A valorização dos alimentos deverá ser obtida, prioritariamente, pela análise destes. Contudo, em muitos casos, só é possível ter acesso a dados de tabelas. Convirá frisar que os dados destas tabelas de valor alimentar são muito satisfatórios para os alimentos concentrados, tais como grãos de cereais, bagaços de oleaginosas, etc. São ainda aceitáveis para alimentos grosseiros bem caracterizados e colhidos em fases de desenvolvimento bem definidas (por exemplo silagem de milho colhido na fase de grão pastoso). Para as forragens com caracterização imprecisa da composição botânica, fase de desenvolvimento e condições de colheita e conservação, os dados da tabela podem ser apenas uma aproximação aos valores reais.

    É de referir que o utilizador tem apenas de indicar os preços na moeda principal (em euros, por exemplo). O programa encarrega-se de efectuar o câmbio para a moeda secundária .

    No sentido de facilitar a actualização do ficheiro de alimentos e para evitar a repetição na introdução de dados (em rigor, há na tabela fichas quase idênticas, apenas com pequenas diferenças em termos de nutrientes e, claro, nas observações), o WinArrac permite a duplicação de alimentos, através de um botão específico para o efeito. Após esta tarefa, o utilizador apenas tem de efectuar as necessárias correcções nas observações, preço e teor de nutrientes.

    O programa dispõe ainda de uma rotina para a pesquisa e localização de alimentos na tabela. Esta lista pode ser impressa.

  • Gestão de Regimes Alimentares: Este módulo possui quatro itens:

    • Regimes Alimentares: Nesta janela são registadas as caraterísticas base do regime, nomeadamente o código, a designação, observações, e o tipo de efectivo / função zootécnica.

      Dependendo deste último, o programa solicita ainda a seguinte informação:

      • Para Vacas Leiteiras: Peso Vivo (kg); Produção de Leite (Litros/Dia); Teor de Gordura (%); Teor de Proteína (%); Mês de Latação; e se é Primeira Latação (sim/não).

      • Para Novilhos: Peso Vivo (kg); e Aumento de Peso (gr/dia).

      Da mesma forma que para os alimentos, o programa dispõe de um botão para efectuar a duplicação de fichas de regimes alimentares.

    • Necessidades do Regime: Nesta janela é chamada a tabela de nutrientes. De uma forma extremamente simples o utilizador define os nutrientes a considerar no regime, assim como os seus limites inferior e superior.

      Para Vacas Leiteiras e para Novilhos o programa preenche automaticamente as necessidades do regime, utilizando o sistema francês.

      Os registos aqui inseridos podem ser alterados a qualquer momento pelo utilizador.

    • Alimentos do Regime: Nesta janela é chamada a tabela de alimentos. De uma forma igualmente simples, o utilizador indica os alimentos disponíveis a considerar pelo programa, registando também os respetivos limites inferior e superior, podendo igualmente alterar o preço constante na tabela de alimentos.

      Os alimentos seleccionados podem ser alterados a todo o momento, bem como os preços e os limites a considerar pelo programa.

    • Formulação: É nesta janela que se efectuam todos os cálculos.

      O processo de cálculo do regime alimentar é completamente automático e consiste numa rotina de optimização linear, minimizando-se os custos.

      Caso o arraçoamento não tenha solução óptima, por causa das limitações impostas e/ou dos alimentos considerados no regime, o programa pára a formulação e exibe a melhor solução encontrada, juntamente com a mensagem "Não Tem Solução Óptima" e assinala também a vermelho as condições não satisfeitas. O utilizador pode então efectuar as necessárias correcções.

      De cada arraçoamento efectuado, o WinArrac elabora os seguintes relatórios:

      • Resultados Completos, com:

        • as Caraterísticas Base do regime;

        • os Alimentos Incluídos, com indicação dos limites inferiores e superiores, e dos teores na fórmula óptima;

        • o Custo do regime;

        • a relação "Alimentos Grosseiros/Alimentos Concentrados" em percentagem de Matéria Seca;

        • os Alimentos Recusados, com indicação dos limites inferior e superior, o preço, o preço a partir do qual seria incluído e a quantidade em que entraria.

        • a Composição Final em termos de nutrientes, com indicação dos respectivos limites inferior e superior, teor na fórmula óptima e percentagem na matéria seca; e

        • os Alimentos Concentrados, com indicação dos limites inferior e superior, a percentagem de inclusão, o total de concentrados e o preço médio.

      • Alimentos Incluídos: é idêntico ao relatório completo mas apenas inclui:

        • as Características Base do regime;

        • os Alimentos Incluídos, com indicação dos limites inferiores e superiores, e dos teores na fórmula óptima;

        • o Custo do regime; e

        • a relação "Alimentos Grosseiros/Alimentos Concentrados" em percentagem de Matéria Seca.

      • Alimentos Recusados: é idêntico ao relatório completo mas apenas inclui:

        • as Características Base do regime; e

        • os Alimentos Recusados, com indicação dos limites inferior e superior, o preço, o preço a partir do qual seria incluído e a quantidade em que entraria.

      • Composição Final: é idêntico ao relatório completo mas apenas inclui:

        • as Características Base do regime; e

        • a Composição Final em termos de nutrientes, com indicação dos respectivos limites inferior e superior, teor na fórmula óptima e percentagem na matéria seca.

      • Alimentos Concentrados: é idêntico ao relatório completo mas apenas inclui:

        • as Características Base do regime; e

        • os Alimentos Concentrados, com indicação dos limites inferior e superior, a percentagem de inclusão, o total de concentrados e o preço médio.

      • Sistema UNIFEED, com:

        • as Características Base do regime;

        • os Alimentos Incluídos (idêntico ao relatório completo, mas com as quantidades de fabrico para uma determinada capacidade do sistema definida pelo utilizador); e

        • o Custo do regime para a referida capacidade.

        De salientar que o programa permite efectuar pequenos acertos à fórmula, de molde a facilitar o processo de fabrico.

      • Listagem para cliente, com:

        • as Caraterísticas Base do regime;

        • os Alimentos Incluídos (idêntico ao relatório completo, mas com as quantidades relativas a um número de animais definido pelo utilizador);

        • o Custo do regime para o total de animais; e

        • a Quantidade de Concentrado a fornecer, por vaca e no total de animais, para um incremento de produção estabelecido pelo utilizador (apenas para Vacas Leiteiras).

        Também nesta listagem o programa permite efectuar pequenos acertos à fórmula.

Aplicação
Preços
Período
Utilizadores
Preço/Utilizador
Preço/Total
Para Portugal acresce IVA à taxa em vigor. 
Para soluções à sua medida entre em contacto. 
Experimente a versão de demontração
Faça o Download e aceda com:
 Utilizador: demo
 Senha: demo

Esta versão não tem limitações de tempo de utilização, apenas de nº de registos permitidos.
Manual
Contacte-nos
Share