WinContagro (v6.10)
Contabilidade Agrícola de Gestão por Margens Brutas
É um programa especialmente desenvolvido para todas as empresas agrícolas e/ou pecuárias, permitindo efectuar a Contabilidade Agrícola de Gestão por Margens Brutas, sistema analítico com o qual se obtêm os resultados económicos para todas as actividades da exploração, que assim podem ser comparadas para se avaliar a sua rentabilidade relativa.

Integrando toda a informação gerada nos diversos módulos, o programa automatiza inúmeras tarefas (Ficha de exploração, Balanços, Extractos e Apuramentos, etc.), optimizando o desempenho do utilizador.

O WinContagro satisfaz plenamente os requisitos exigidos no que respeita à necessidade de Contabilidade Simplificada, para as empresas com projectos de investimento, e de Contabilidade de Gestão. O programa satisfaz também as exigências de fiscalidade.

Embora seja uma questão controversa, é hoje aceite pela maioria dos técnicos ligados ao assunto que a Contabilidade Normal (P.O.C.) não se adapta satisfatoriamente às particularidades das empresas agrícolas.

O WinContagro é um programa especialmente desenvolvido para estas empresas, permitindo efectuar a Contabilidade Agrícola de Gestão por Margens Brutas, sistema analítico com o qual se obtêm os resultados económicos para todas as actividades da exploração, que assim podem ser comparadas para se avaliar a sua rentabilidade relativa.

O programa, integrando toda a informação gerada nos diversos módulos, automatiza inúmeras tarefas, optimizando o desempenho do utilizador.

O WinContagro satisfaz plenamente os requisitos no que respeita à necessidade de Contabilidade Simplificada, para as empresas com Projectos de Investimento e de Contabilidade de Gestão.

O programa satisfaz, também, as exigências de fiscalidade para as empresas agrícolas e pecuárias.

O programa é transportável para qualquer sistema informático que utilize o sistema operativo Windows 95 ou superior, processador Pentium ou equivalente e o mínimo de 32 MB de memória RAM.

Com um interface amigável, o programa disponibiliza todas as potencialidades do Windows.

O WinContagro é distribuído em duas versões: Standard e Multi-Empresa, foi elaborado com as ferramentas de desenvolvimento de software mais actuais e herdou a experiência de dez anos do seu congénere para o sistema operativo MS-DOS.

O WinContagro possui uma Barra de Ferramentas com ícones sugestivos que dão acesso imediato aos vários módulos do programa. Esta barra é completamente configurável pelo utilizador, como seja a disposição dos botões e a sua visibilidade, ou inclusivamente, a ocultação de toda a barra. Neste último caso, para aceder às opções tem que ser utilizado o menu existente na parte superior do écran.

  • Tabelas Auxiliares
    O programa possui várias tabelas que são utilizadas em vários módulos. Por tal motivo são designadas por "auxiliares" e agrupadas numa janela.

    • Actividades, onde, tal como o nome indica, são registadas todas as actividades que existem na empresa, quer sejam vegetais, pecuárias ou outras;

    • Factores / Produtos, onde são registados todos os factores de produção empregues e todos os produtos obtidos. Com a utilização desta tabela, o WinContagro contabiliza não só os valores económicos, mas também, as quantidades físicas, informação de extrema importância para a Gestão da Empresa;

    • Plano de Contas, onde são registadas todas as contas a movimentar, quer em Inventários quer no Diário de Lançamentos.
      O programa possui já um plano pré-estabelecido que o utilizador pode completar livremente de forma a satisfazer todas as suas necessidades;

    • Características Gerais da Exploração:

      • Dados Base, onde são inseridos alguns parâmetros utilizados no cálculo dos Resultados Finais, tais como o "Rendimento de Referência", a "Taxa Atribuída ao Capital Fundiário", etc.;

      • Informações Gerais, onde são introduzidos dados como a "Classificação", "Natureza Jurídica do Produtor", "Fiscalidade", etc. que são usados na elaboração da Ficha de Exploração.

      • Caracterização, onde se faz o registo da mão-de-obra (Trabalho), tendo esta informação a mesma utilização da referida anteriormente.

      De referir que, nestas tabelas são resumidas automaticamente informações inseridas noutros locais do programa, tais como o "Efectivo Pecuário", as "Instalações", a "Terra", etc.

    De salientar que os dados introduzidos nestas tabelas podem ser alterados ou eliminados a qualquer momento do exercício.

  • Gestão de Imobilizado
    O WinContagro possui tabelas específicas para os "Terrenos", "Culturas Permanentes", "Construções", "Melhoramentos Fundiários", e "Material e Equipamento".

    Os registos efectuados nestas tabelas possuem todos os dados necessários para a gestão de imobilizado. O programa calcula automaticamente as amortizações e efectua os lançamentos nas respectivas contas.

    Todos os registos são inseridos nos Inventários Inicial e Final e toda a informação inserida pode ser alterada ou eliminada a qualquer momento de exercício.

  • Abertura de Exercício: esta janela possui dois itens:

    • Inventário Inicial: como foi referido, todos os registos efectuados no "Imobilizado" são automaticamente lançados no Inventário Inicial. Da mesma forma todo o "Efectivo Animal" é aqui registado pelo WinContagro.

      Assim, é exigido ao utilizador apenas que conclua o inventário. Deste modo esta tarefa é extremamente rápida e simples de efectuar.

    • Balanço de Abertura: o programa, com base no Inventário Inicial, elabora automaticamente o Balanço de Abertura. Neste, para além dos totais em cada conta, é exibida a diferença de controlo [activo - (passivo + situação líquida)], que verifica se os dados estão correctos / completos.

      O utilizador dispõe ainda de botões que dão acesso a gráficos (elaborados pelo WinContagro), de vários tipos, do Activo, Passivo e da Situação Líquida.

  • Utilitários esta janela possui os itens;

    • Planeamento de Actividades: aqui o utilizador pode registar as clássicas "Fichas de Cultura", indicando as operações a efectuar, com as respectivas datas, os factores de produção a empregar e os produtos que se obterão. Com base nesta informação o WinContagro elabora o "Plano Económico por Actividade" exibindo os valores totais previstos de "Encargos" e "Receitas", e a "Margem Bruta".

      Esta margem prevista é depois inserida junto dos valores reais para que facilmente se efectue a sua comparação.

      De salientar que os valores do "Plano Económico" podem ser exibidos na moeda principal ou na secundária.

      O utilizador dispõe igualmente de gráficos de vários tipos, elaborados pelo programa.

    • Efectivos Pecuários: aqui são registados todos os "Tipos de Animais", as "Existências Iniciais" e os respectivos "Movimentos", ao longo de todo o exercício.

      O programa, automaticamente, efectua os lançamentos nos Inventários Inicial e Final, calculando as existências finais.

      O utilizador dispõe ainda de uma janela para efectuar consultas aos dados acumulados.

  • Diário de Lançamentos: é nesta janela que são registados os documentos no Diário.

    A introdução dos dados é extremamente simples já que para a classificação dos documentos, o utilizador dispõe de caixas combinadas, nas quais tem apenas que efectuar selecções.

    O IVA pode ser calculado e lançado automaticamente pelo programa na respectiva conta.

    O tempo de digitação é optimizado ao máximo já que, em cada registo, é imputado um valor à actividade (na respectiva categoria), é registada uma quantidade física, é lançado o respectivo valor do IVA, é actualizada a conta corrente do Credor ou do Devedor (conforme o caso) e é controlada a Tesouraria (o Caixa).

    De salientar que, durante todo o exercício, podem ser efectuados registos em duas moedas, ou seja, podem haver lançamentos, por exemplo, em escudos e em euros. O programa encarrega-se de efectuar os câmbios de forma que, nas consultas, sejam exibidos valores na moeda principal ou na secundária.

    O Diário funciona com todos os meses "abertos", podendo o utilizador registar documentos a qualquer momento do exercício. Os registos são ordenados por "data de documento".

    Todos os registos podem ser alterados ou mesmo eliminados a qualquer momento.

    De salientar que, embora o WinContagro seja um programa "puro" Windows, após entrar em modo de edição, o utilizador pode efectuar os registos usando apenas o teclado, o que acelera visivelmente esta tarefa.

    O programa disponibiliza ainda uma janela em que pode ser consultado todo o diário. Em alternativa, o utilizador pode definir contas, números de documento, e/ou um intervalo de datas, de forma a obrigar o programa a filtrar o diário.
    Os lançamentos encontrados podem depois ser ordenados por conta, por data, por número de documento ou por descrição. O utilizador pode imprimir todo o diário ou apenas os lançamentos pesquisados.

  • Consultas:o WinContagro disponibiliza as mais diversas consultas ao diário:

    • Extracto por Período/Conta: o utilizador pode definir as contas e o intervalo de tempo a considerar pelo programa.

    • Extracto por Actividade: são exibidos os valores totais mensais e anuais de todos os encargos e de todas as receitas, bem como as quantidades físicas totais mensais e anuais de factores empregues e de produtos obtidos.

    • Extracto para IVA: o utilizador define o intervalo de tempo a considerar pelo programa.

    • Extracto por Cliente/Fornecedor: o utilizador pode definir o período e o montante mínimo a considerar. São exibidos os valores acumulados

    • Extracto de Armazém por período e por conta, são exibidos os valores das entradas e das saídas, bem como, as quantidades físicas entradas e saídas, o que permite efectuar uma verdadeira gestão de stocks.

    • Tesouraria por Datas com base nas datas do diário de lançamentos são calculados os totais de "Pagamentos", "Recebimentos" e de "Outros", bem como os saldos na data e acumulado.

    • Tesouraria por Mês: idêntico ao anterior mas acumulado no final de cada mês.

    De referir que em todas estas opções o utilizador dispõe da possibilidade de imprimir a consulta ou de ver o resultado em forma de gráfico.

  • Encerramento de Exercício: esta janela possui os itens:

    • Extracto de Contas para Encerramento: são exibidos os totais em todas as contas que devem ser consideradas no "Inventário Final";

    • Inventário Final: é quase automático, devendo o utilizador concluí-lo com base no "Extracto de Contas para Encerramento";

    • Resultados Finais:

      • Balanço de Encerramento;

      • Mapa de Amortizações;

      • Conta de Exploração Global;

      • Conta de Exploração por Margens;

      • Margens Brutas por Actividade;

      • Ficha de Exploração; e

      • Declaração de Rendimentos;

      As três primeiras opções têm gráficos disponíveis para consulta.

Está ainda disponível a ajuda do programa, cuja forma de consulta é a standard do Windows: organizada por tópicos e com a função de pesquisa. A tecla F1 exibe o tópico correspondente ao módulo activo no momento.

O WinContagro utiliza o Gerenciador de Impressão do Windows o que permite que o utilizador faça uma pré-impressão de um relatório ou de uma consulta no monitor (Visualização de impressão), seleccione e configure a impressora a utilizar ou seleccione o intervalo de páginas a imprimir.

O WinContagro tem ainda a possibilidade de funcionamento em "rede".

É possível exportar informação para outras aplicações (por exemplo para o Excel).



Aplicação
Preços
Período
Utilizadores
Preço/Utilizador
Preço/Total
Para Portugal acresce IVA à taxa em vigor. 
Para soluções à sua medida entre em contacto. 
Experimente a versão de demontração
Faça o Download e aceda com:
 Utilizador: demo
 Senha: demo

Esta versão não tem limitações de tempo de utilização, apenas de nº de registos permitidos.
Manual
Contacte-nos
Share